segunda-feira, 31 de maio de 2010

TV Cultura


TV Cultura é uma emissora de televisão brasileira com sede em São Paulo, capital do estado homônimo. Emissora pública de caráter educativo e cultural, foi fundada em 15 de Junho de 1969 na capital Paulista, gerando programas de televisão educativos que são transmitidos para todo o Brasil via satélite e através de suas afiliadas em diversas regiões do Brasil.
É mantida pela Fundação Padre Anchieta, uma fundação sem fins lucrativos que recebe recursos públicos, através do governo do estado de São Paulo, e privados, através de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações.

Em 1958 os Diários Associados recebe do governo a concessão do canal 2 de São Paulo. No dia 20 de setembro de 1960 entra no ar a TV Cultura dos Diários Associados com o slogan "um verdadeiro presente de cultura para o povo" e como logotipo C2 Cultura e um indiozinho desenhado no centro.

A TV Cultura inicia com um estúdio de 30m2 instalado no 15º andar do Edifício Guilherme Guinle, na Rua Sete de Abril, 230 que foi o estúdio onde a TV Tupi iniciou suas transmissões. Os técnicos e os atores eram da TV Tupi e além disso, sua antena no alto do Banespa (Edifício Altino Arantes) também era a antiga antena da TV Tupi, pois a TV Tupi já transmitia com nova antena no Sumaré. Os Diários Associados colocou o canal 2 no ar com pouca divulgação de forma que muitos nem sabiam de seu lançamento.(Assis Chateaubriand)

No inicio das transmissões da TV Cultura José Duarte Jr era diretor artístico e comercial da emissora que depois foi substituído por Mário Fanucchi. Mário Fanucchi foi um dos primeiros "vinheteiros" do Brasil e inventor do indiozinho da TV Tupi. Na época ainda não existia o video-tape de forma que a programação da TV Cultura nunca foi à mesma da TV Tupi como muitos imaginam, na verdade tinha seus próprios estúdios e profissionais.Em 1963 os Diários Associados formam parceria com o Governo do Estado de São Paulo o SERTE (Serviços de Educação de Rádio e Televisão) que daria origem a dez horas de programação educativa na emissora.

Em 28 de abril de 1965 um curto-circuito provoca grande incêndio no estudio da TV Cultura: 15º andar do Edifício Guilherme Guinle na Rua Sete de Abril, 230. Infelizmente neste incêndio se perdeu a "Câmera 1" (câmera TK-30 de 80 quilos) que registrou a inauguração da TV Tupi no Brasil.

Com o incêndio os programas da emissora foram provisoriamente produzidos em um estúdio da TV Tupi no Sumaré. Em 1966 a TV Cultura se instala em um bosque próximo a Freguesia do Ó, ao lado da Lagoa Santa Marina - ambos no bairro de Água Branca. Ali criaram a competição "Acqua-Ringue", que era uma luta de boxe que fazia vencedor aquele que jogava o outro na água.

Só que mais despesas se acumularam com a mudança para a nova sede. O incêndio de 28/04/1965 desta forma colaborou para a venda da TV Cultura. Assis Chateaubriand decide então vender a TV Cultura para o governo do Estado de São Paulo em suas novas instalações na Água Branca
Em setembro de 1967 o governador Roberto de Abreu Sodré cria a Fundação Padre Anchieta (Centro Paulista de Rádio e TV Educativa). Esta Fundação foi composta por diversos profissionais, faculdades (USP, Unicamp, PUC, Mackenzie, entre outras), sociedades privadas e públicas (ABI, UBE, etc.) e com 70 centavos de cada paulista. A Fundação Padre Anchieta adquire então dos Diários Associados a TV Cultura Canal 2 e a Rádio Cultura AM e FM.

A TV Cultura seria então a segunda emissora de TV educativa do Brasil a primeira é a TVU (TV Universitária, da Universidade de Pernambuco). A Fundação Padre Anchieta procurou dar um novo nome para a emissora como: TV Escolar, TV Educativa, etc. Como a TV Cultura já tinha uma programação educativa, a Fundação manteve este nome, mesmo porque todos os funcionários da antiga emissora nesta fase de transição foram mantidos, já que seus profissionais lidavam com programas educacionais.

O governo começa então a aterrar a Lagoa Santa Marina na Água Branca, criando ruas, fábricas e prédios a sua volta. É construído então a nova sede da TV Cultura na Rua Carlos Spera, 179 (nome do jornalista da TV Cultura na fase Diários Associados e também da TV Tupi).

Em 1968 o canal foi doado à Fundação Padre Anchieta, que reinaugurou a emissora em 1969, por Rafael Noschese e Cláudio Petraglia. Após quatro meses de transmissões experimentais que iniciaram no dia 4 de Abril, foi inaugurada a TV Cultura às 19h30 do dia 15 de Junho, com a apresentação dos discursos do então governador, indicado pela ditadura militar, Roberto Costa de Abreu Sodré e do presidente da Fundação Padre Anchieta, José Bonifácio Coutinho Nogueira (que posteriormente veio a fundar a EPTV, rede de quatro emissoras afiliadas à Globo no interior de São Paulo e no Sul de Minas Gerais). Em seguida, foi exibido um clipe mostrando o surgimento da emissora, os planos para o futuro e uma descrição dos programas que passariam a ser apresentados a partir do dia seguinte. Além disso exibiram uma fita com o Papa Paulo VI dando benção à TV Cultura.
A TV Cultura fazia parte, desde 1969, ano de sua inauguração, da Rede de Emissoras Independentes (REI), do qual também faziam parte a TV Bandeirantes, a TV Gazeta e a TV Record. Em 1990, a TV Cultura começou a transmitir em rede.

A Rede Pública de Televisão, formada pela união da TVE Brasil (RJ) com a TV Cultura (SP), foi extinta no dia 2 de Dezembro de 2007, data da inauguração da TV Brasil, a TV pública do Governo Federal Brasileiro. Com isso, São Paulo e outros estados brasileiros passaram a transmitir apenas o sinal da TV Cultura.

Nota;Das emissoras que conheço,sem dúvida é a melhor delas,pelo menos até aqui,ela é a emissora que menos se corrompeu para politicos e grandes corporações,nos dias de hoje é o único canal que ainda vale a pena assistir no domingo que é o pior dia para assitir televisão.

www.tvcultura.com.br

Fonte;http://pt.wikipedia.org/wiki/TV_Cultura

Nenhum comentário: