terça-feira, 27 de outubro de 2009

Calendário Maia

A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, com uma rica história de 3000 anos. Contrariando a crença popular, o povo maia nunca "desapareceu", pois milhões ainda vivem na mesma região e muitos deles ainda falam alguns dialetos da língua original.
Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
A economia era baseada na agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação do solo eram muito avançadas para a época. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império. Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço arquitetônico. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.
O Calendário Maia é um sistema de calendários e almanaques distintos usados pela civilização maia da mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas nos planaltos da Guatemala.
Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dando origem a ciclos posteriores, mais extensivos. A essência do sistema de calendários Maia é baseado em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do século VI a.C.. Ele tem em comum muitos aspectos com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os Zapotecas, e Olmecas, e algumas civilizações contemporâneas ou antigas, como os Mixtecas e o calendário asteca. Apesar dos calendários mesoamericanos terem origem com os maias, suas extensões e refinamentos subsequentes foram os mais sofisticados. Junto com os dos Astecas, os calendários maias são os melhores documentados e melhor compreendidos. Pela tradição da mitologia maia, como documentado nos registros colonais Yucatecas e reconstruídos de inscrições do Clássico Posterior e Posclássico, a deidade Itzamna é frequentemente creditada como tendo levado o conhecimento do sistema de calendários ao ancestral Maia, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacionais da cultura maia.
O mais importante dos calendários é o com período de 260 dias. Este calendário de 260 dias era prevalente em todas as sociedades mesoamericanas, e é de grande antiguidade (quase certamente o mais velho dos calendários). Ainda está em uso em algumas regiões de Oaxaca, e pelas comunidades maias dos planaltos da Guatemala.
Descendentes dos Maias

A versão maia é conhecida pelos estudiosos como Tzolkin, ou Tzolk'in na ortografia revisada da Academia de las Lenguas Mayas de Guatemala. O Tzolk'in é combinado com outro calendário de 365 dias (conhecido como Haab, ou Haab'), para formar um ciclo sincronizado durando 52 Haabs, chamado de Ciclo do Calendário. Ciclos menores de 13 dias (a trecena) e 20 dias (a veintena) foram componentes importantes dos ciclos Tzolk'in e Haab', respectivamente.
Uma forma diferente de calendário era usada para manter registros de longos períodos de tempo, e para a inscrição da data de calendário (identificando quando um evento aconteceu em relação a outros). Esta forma, conhecida como Calendário de Contagem Longa Mesoamericano ou Contagem Longa, é baseada no número de dias passados desde um ponto de início mítico.

De acordo com a correlação entre a Contagem Longa e os calendários ocidentais aceita pela grande maioria dos pesquisadores maias (conhecida como a correlação GMT), este ponto de início é equivalente ao dia 11 de agosto de 3114 a.C. no calendário Gregoriano, ou 6 de setembro no calendário juliano(-3113 astronômico). A correlação Goodman-Martinez-Thompson foi escolhida por Thompson em 1935 baseado em correlações anteriores de Joseph Goodman em 1905 (11 de agosto), Juan Martínez Hernández em 1926 (12 de agosto), e John Eric Sydney Thompson em 1927 (13 de agosto).

Pela sua natureza linear, a Contagem Longa era capaz de ser estendida para se referir a qualquer data no futuro ou passado distante. Este calendário envolvia o uso de um sistema de notação posicional, em que cada posição significava um múltiplo cada vez maior do número de dias. O sistema numérico Maia era essencialmente vigesimal (ou seja, tinha base numérica 20), e cada unidade de uma dada posição representava 20 vezes a unidade na posição que a precede. Uma exceção importante foi feita no valor de segunda ordem, que em vez disto representava 18 × 20, ou 360 dias, mais próximo do ano solar do que seriam 20 × 20 = 400 dias.

Deve-se notar entretanto que os ciclos da Contagem Longa eram independentes do ano solar.
Muitas inscrições da Contagem Longa Maia são suplementadas com uma Série Lunar, que fornece informações sobre a fase lunar e posição da Lua em umciclo semi-anual de lunações.
Um ciclo de 584 dias, de Vênus, também era mantido, que registrava os nascimentos heliacais de Vênus como estrela da manhã ou da tarde. Muitos eventos neste ciclo eram vistos como sendo astrologicamente inauspiciosos e fatais, e ocasionalmente as guerras eram iniciadas de forma a coincidir com estágios deste ciclo.
Outros ciclos, combinações e progressões de calendários menos prevalentes ou mal-compreendidos, também eram seguidos. Uma contagem de 819 dias aparece em algumas poucas inscrições. Conjuntos repetitivos de intervalos de 9 e 13 dias associados com diferentes grupos de deidades, animais e outros conceitos significantes também são conhecidos.
Nos países que usam o sistema cronológico ocidental, o tempo é regulado pelo calendário Gregoriano, estabelecido pelo Papa Gregório XIII em 1582 e que foi adotado aos poucos em todo no mundo católico-cristão. Em resposta à a gradual perda de prestígio secular da Igreja de Roma (influência do Vaticano no mundo) e com a valorização das culturas regionais, outros calendários ganharam visibilidade. Hoje, fala-se muito no calendário do Islã (mês de Ramadã), no ano judaico e, desde o início do terceiro milênio, tem crescido o interesse pelo místico exotismo do "Calendário Maia" segundo o qual, o "Fim dos Tempos" virá com dia e hora marcados: 21 de dezembro de 2012.Lundgold explica que o calendário maia, chamado Haab identifica os chamados "ciclos de criação e destruição". Os maias entendiam que as coisas se repetem ciclicamente em todas as esferas do ser, seja o universo inteiro, seja uma civilização, um planeta ou a vida de um indivíduo. [A sabedoria também se repete: na Bília, no livro atribuído a Salomão, esse idéia aparece em palavras claras.]. Considerando que o desenrolar dos acontecimentos estão submetidos a ciclos, seria possível, a partir do estudo de fatos passados desenvolver, matematicamente, um diagnóstico para os tempos futuros.O Haab - o ano maia - compreendia dois períodos: o Tun ou Tzolkin, com 360 dias divididos em 18 meses de 20 dias; e o período de Xma Kaba Kin, de 5 dias, considerados azarados. O dia nº 0 da Era atual é situado em 3.113 a.C., quando Vênus desaparece no oeste enquanto as Pleiades nascem no leste fechando um ciclo de 5.125 anos, em 21 de dezembro de 2012.

Fim do Mundo

Fonte;portal maya,google Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

O dia q o homem querer saber mais q o criador Es o fim do ciclo da vida