sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Victor Hugo(Mini-biografia)




Victor-Marie Hugo ( +26 de fevereiro de 1802 / - 22 de maio de 1885) foi um escritor e poeta francês de grande atuação política em seu país
Filho de Joseph Hugo e de Sophie Trébuchet, nasceu em besanço, no Doubs, mas passou a infância em Paris. Estadas em Nápoles e na Espanha acabaram por influenciar profundamente sua obra. Funda com os seus irmãos em 1819 uma revista, o Conservateur littéraire (Conservador literário), que já chama a atenção para o seu talento. No mesmo ano, ganha o concurso da Académie des Jeux Floraux.
O seu primeiro recolhimento de poemas, Odes, é publicado em 1822: tem então vinte e sete anos.
Com Cromwell, publicado em 1827, alcança o sucesso. No prefácio deste drama em versos, que não foi encenado enquanto esteve vivo, opõe-se às convenções clássicas, em especial à unidade de tempo e à unidade de lugar.
Tem, até uma idade avançada, diversas amantes, sendo a mais famosa Juliette Drouet, atriz sem talento que lhe dedica a sua vida, e a quem ele escreve numerosos poemas. Ambos passavam juntos o aniversário do seu encontro e preenchiam, nesta ocasião, ano após ano, um caderno comum que nomeavam o Livro do aniversário.
Normalmente alugava apartamentos nos arredores de Paris com nomes falsos, onde encontrava-se com suas amantes.








Exílio em Jersey (1853-55)
Criado por sua mãe no espírito da monarquia, acaba por se convencer, pouco a pouco, do interesse da democracia ("Cresci", escreve num poema onde se justifica). A sua ideia é que "onde o conhecimento está apenas num homem, a monarquia se impõe." "Onde está num grupo de homens, deve fazer lugar à aristocracia. E quando todos têm acesso às luzes do saber, então vem o tempo da democracia".
Tendo se tornado favorável a uma democracia liberal e humanitária, é eleito deputado da Segunda República em 1848, e apoia a candidatura do príncipe Louis-Napoléon.

Exila-se após o golpe de Estado de 2 de Dezembro de 1851, que condena vigorosamente por razões morais em "Histoire d'un crime".
Durante o Segundo Império, em oposição a Napoléon III, vive em exílio em Jersey, Guernsey e Bruxelas. É um dos únicos proscritos a recusar a anistia decidida algum tempo depois: « Et s'il n'en reste qu'un, je serai celui-là » ("e se sobra apenas um, serei eu").
Com a morte da sua filha, Leopoldina, começa a descobrir e investigar experiências espíritas relatadas numa obra diferente nomeada "Les tables tournantes de Jersey".
De acordo com seu último desejo, seu corpo é depositado em um caixão humilde que é enterrado no Panthéon.
Tendo ficado vários dias exposto sob o Arco do Triunfo, estima-se que 1 milhão de pessoas vieram lhe prestar uma última homenagem.



Algumas frases de Victor Hugo

"Aquele que abre uma porta de escola, fecha uma prisão"

"A liberdade de amar não é menos sagrada que a liberdade de pensar. O que hoje se chama adultério, há muito tempo se chamou heresia"

"A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é; ou, mais corretamente, de ser amado apesar daquilo que você é"

"Amar é saborear nos braços de um ente querido a porção de céu que Deus depôs na carne"

"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais"

"Um grande artista é um grande homem numa grande criança"

"Todo o grande artista amolda a arte à sua imagem"

"Quase ninguém está tão isento de pecados que não mereça um castigo"

"Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança"

"A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero"

"Toda a doutrina social que visa destruir a família é má, e para mais inaplicável. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo mas sim a família"

"Os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles"

O futuro têm muitos nomes. Para os incapazes o inalcansável, para os medrosos o desconhecido, para os valentes a oportunidade"

"O espírito se enriquece com aquilo que recebe.O coração, com aquilo que dá"

"A popularidade é a glória em trocados"

"O maior sonho dos heróis é ser grande em todos os lugares e pequeno com o seu pai"

"Há pessoas que observam as regras de honra como se vêem as estrelas, de longe"

"Quarenta anos é a velhice dos jovens; cinqüenta anos é a juventude dos velhos"

"Aquilo que guia e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias"

"As ilusões sustentam a alma como as asas sustentam o pássaro"

"Todo o inferno está contido nesta única palavra: solidão"

Nenhum comentário: