quinta-feira, 13 de março de 2014
Países que juntos constituíam a antiga Iugoslávia
Iugoslávia descrevia, até o ano de 2006, um conjunto de diversas entidades políticas, que variaram ao longo do tempo, situado na região dos Bálcãs. Traduzido, o nome significa "terra dos eslavos do Sul". O nome, porém, não é mais utilizado, já que um Estado iugoslavo não existe mais.
O primeiro Estado propriamente iugoslavo foi formado em 1918, o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que passou a chamar-se Reino da Jugoslávia em 1929, existindo sob esta denominação até ser invadido em 1941 pelas potências do Eixo, com a emergência da Segunda Guerra Mundial.
Durante a guerra, a Iugoslávia foi libertada do domínio nazi-fascista pelos chamados Partisans, liderados pelo guerrilheiro comunista Josip Broz Tito, que tornaria-se o líder de uma nova Iugoslávia, desta vez um Estado comunista com o nome de "República Popular Federal da Jugoslávia". Em 7 de abril de 1963, o país passaria a se chamar República Socialista Federativa da Jugoslávia. O Estado existiu desta forma até 1992, quando quatro das seis repúblicas que a compunham Eslovênia, Croácia, Macedônia e Bósnia e Herzegovina deixaram a federação para formar novos estados completamente independentes.
As repúblicas remanescentes Sérvia e Montenegro,formariam a República Federal da Jugoslávia. Em 2003, o nome Jugoslávia foi oficialmente abolido quando o Estado foi transformado numa comunidade pouco sólida chamada Sérvia e Montenegro.
Cronologia
Reino da Jugoslávia, referindo-se ao período monárquico, entre 1918 e 1941.
República Socialista Federativa da Iugoslávia, referindo-se ao regime socialista, entre 1945 e 1992.
República Federal da Jugoslávia, referindo-se à república composta por Sérvia e Montenegro, que existiu entre 1992 e 2003.
Países que fizeram parte da extinta Iugoslávia.
Croácia
A Croácia, oficialmente República da Croácia é um país europeu que limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.
O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e mais recentemente, da União Europeia. A adesão da Croácia à União Europeia ocorreu em 01 de julho de 2013, segundo parecer da Comissão Europeia, sendo o segundo país formado a partir do território da ex-Iugoslávia a ingressar na UE, depois da Eslovénia em 2004.
Bósnia e Herzegovina
Bósnia e Herzegovina é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Iugoslávia, limitada a norte e oeste pela Croácia, a leste e a sul pela Sérvia, e a sul pelo Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, no Mar Adriático. Sua capital é a cidade de Sarajevo.
É composta por duas entidades politicamente autónomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) e a República Sérvia (também conhecida como República Srpska, que não deve ser confundida com a Sérvia propriamente dita).
Eslovênia
A Eslovênia, oficialmente República da Eslovénia é um pequeno país do Leste Europeu, limitado a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo mar Adriático.
O país está localizado no encontro de quatro grandes regiões europeias: a região dos Alpes, a dinárica, a panónica e a mediterrânica. Ao longo de sua história, o país fez parte do Império Romano, do Império Bizantino, da República de Veneza, do Ducado da Carantania (o atual norte esloveno), do Sacro Império Romano-Germânico, da Monarquia de Habsburgo, do Império Austríaco (a partir de 1866, Império Austro-Húngaro), do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (depois Reino da Iugoslávia) e da República Socialista Federativa da Iugoslávia de 1945 até finalmente conquistar sua independência em 1991.
A sua capital é Liubliana que também é a maior cidade do país. Faz parte da União Europeia desde 2004, e é também o único ex-país comunista a fazer parte ao mesmo tempo da União Europeia, do Acordo de Schengen, da Zona Euro, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e da OTAN.
Macedônia
A República da Macedônia é um país balcânico que até 1991 fazia parte da Iugoslávia socialista.
Tem limites a norte com a República do Kosovo e com a Sérvia, a leste com a Bulgária, a sul com a Grécia e a oeste com a Albânia. Capital: Escópia.
A Macedônia ingressou nas Nações Unidas em 1993 com o nome antiga República Iugoslava da Macedônia.
Ao proclamar sua independência em 1991, a República da Macedônia enfrentou forte oposição da Grécia, que considera o nome "Macedônia" como parte do passado cultural grego. Além disso, a Grécia já possui uma região com o mesmo nome.
Desta forma, a Grécia só concordou com a admissão da República da Macedônia (nome constitucional) na Organização das Nações Unidas sob o nome provisório de "Antiga República Iugoslava da Macedônia" assim, a República da Macedônia tornou-se membro da organização em 1993.
Sérvia e Montenegro
Sérvia e Montenegro foi um estado federal com aproximadamente três anos de duração (de 2003 a 2006) situado nos Balcãs, último vestígio da antiga Iugoslávia, e composto, como o nome indica, pelas repúblicas da Sérvia e de Montenegro. Confinava a norte com a Hungria, a leste com a Romênia e a Bulgária, a sul com a Macedônia e a Albânia e a oeste com o Mar Adriático, a Bósnia e Herzegovina e a Croácia.
Os montenegrinos votaram pela independência do país da federação em 21 de maio de 2006. A vitória foi apertada, com 55,5% dos votos, apenas 0,5 ponto percentual a mais do necessário para a decisão do referendo e reconhecimento da independência pela União Europeia e pela ONU.
Dia 3 de junho de 2006, Montenegro declarou a independência; dois dias depois a Sérvia também declarou a sua independência, terminando assim a União de Sérvia e Montenegro, o estado sucessor da República Federal Socialista da Iugoslávia.
Montenegro
Montenegro é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa, fazendo fronteira com o Mar Adriático a Sudoeste, com a Albânia e o Kosovo a Sudeste, com a Bósnia e Herzegovina e uma pequena fronteira com a Croácia a Oeste, e com a Sérvia a Norte. A sua capital é a cidade de Podgorica.
Durante muito tempo, o Montenegro constituiu um principado autónomo face ao poder hegemônico que o Império Otomano exercia nos Balcãs. A sua independência foi formalmente reconhecida pelo Tratado de Berlim de 1878 (que também reconheceu a independência da Bulgária, da Romênia e da vizinha Sérvia). Em 1910, o príncipe Nicolau proclamou-se rei. No entanto, o reino do Montenegro existiu durante apenas oito anos. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, o Montenegro foi integrado no Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (não havendo no nome do estado qualquer referência aos montenegrinos, assim como aos bósnios ou aos macedônios), o qual se tornou em 1929 o reino da Iugoslávia.
Entre 1945 e 1991 e desde então até 2003 foi uma das repúblicas constituintes da República Socialista da Iugoslávia e da República Federal da Iugoslávia, respectivamente; desde então e até Junho de 2006, foi uma das duas repúblicas que integraram o Estado da Sérvia e Montenegro.
Em 21 de Maio de 2006 realizou-se um referendo para determinar a vontade do povo de se tornar independente ou de manter a união com a Sérvia. Os resultados indicaram que 55.5% dos eleitores haviam escolhido a independência, poucos décimos acima dos 55% requeridos pelo referendo. Em 3 de Junho de 2006 o parlamento montenegrino declarou oficialmente a independência do novo país, mas só obteve aceitação da ONU dia 28 de Junho.
Sérvia
A Sérvia , oficialmente República da Sérvia é um país europeu, cuja capital é Belgrado, localizado no sudeste da Europa, na região balcânica. Faz fronteira a sudoeste com Montenegro, país do qual se separou em 2006, a oeste com a Bósnia e Herzegovina, a noroeste com a Croácia e ao sul com a Macedônia e Albânia, ao leste com a Romênia e a Bulgária e ao norte com a Hungria.
É uma ex-república iugoslava, tendo integrado, até junho de 2006, uma confederação com Montenegro denominada Sérvia e Montenegro. No dia 5 de junho do mesmo ano, a Sérvia declarou sua independência, 2 dias após Montenegro ter feito o mesmo. No entanto, a Sérvia foi reconhecida como o estado sucessor da união, que por sua vez sucedia a República Federal da Iugoslávia. A 22 de dezembro de 2009 a Sérvia apresentou a candidatura oficial de adesão à União Europeia.
Kosovo
O Kosovo, é um país parcialmente reconhecido na península balcânica correspondente, grosso modo, à região conhecida como Dardânia na Antiguidade.
O território fez parte dos impérios Romano, Bizantino, Búlgaro, Sérvio e Otomano e, no século XX, passou às mãos do Reino da Sérvia, do Império Italiano e da Iugoslávia. Após a falha das negociações internacionais para atingir um consenso sobre o estado constitucional aceitável, o governo provisório do Kosovo declarou-se unilateralmente um país independente da Sérvia em 17 de fevereiro de 2008, sob o nome República do Kosovo, sendo reconhecido no dia seguinte pelos Estados Unidos e alguns países europeus, tais como a França, Portugal e a Alemanha. Porém, o "país" ainda é reivindicado pela Sérvia e não recebeu o reconhecimento de outros países como a Rússia, Brasil e Espanha.
O governo sérvio reivindica o território como parte integral da Sérvia, a Província Autônoma de Kosovo e Metohija.
A maior parte da população do Kosovo é de origem albanesa. Existe uma minoria sérvia que representa aproximadamente 5% da população kosovar.
Fonte
Wikipédia
Postagens Relacionadas
São Paulo já teve a rua Adolf HitlerSe você pegar um mapa da Cidade de São Paulo de 100 anos atrás ou mais, irá ter muitas dificuldades de se locomover pela cidade, mesmo no centro histórico, que é a área mais antiga da Cidade de São P
Cachorro salva vida de uma menina de 3 anos na polônia,com temperaturas a - 5º C Um cão vira lata salvou a vida de uma criança que desapareceu no sudoeste da Polônia. Durante a noite o lugar fica a temperaturas congelantes de até -5 graus,por isso os pais da criança temia
Discurso de Evo Morales na Europa Presidente boliviano intima Chefes de Estado europeus a quitarem a dívida estratosférica que a Europa possui com a América Latina. Com linguagem simples, que era transmitida em tradução simultânea
Como restabelecer conexões de internet bloqueadas na Faixa de Gaza / كيفية استعادة وصلات الانترنت المحجوبة في غزة Diante da nova ofensiva do Terrorismo de Estado Israelense, realizando mais de 160 ataques aéreos que resultaram em 50 mortes, e mobilizando 40 mil reservistas com a ameaça de invasões terrestres
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário