terça-feira, 4 de março de 2014
Novo material magnético
Um material magnético altamente sensível que poderia ser transformado em discos rígidos de computadores e dispositivos de armazenamento de energia foi descoberto.
A bicamada de metal precisa de apenas uma pequena mudança na temperatura para alterar drasticamente o seu magnetismo - uma propriedade extremamente útil na engenharia eletrônica.
"Nenhum outro material conhecido pelo homem pode fazer isso. É um feito enorme. E nós podemos projetar isso", disse Ivan Schuller, da Universidade da Califórnia, em San Diego.
Ele apresentou suas descobertas no encontro da American Physical Society , em Denver.
O material combina finas camadas de níquel e óxido de vanádio, a criação de uma estrutura que é surpreendentemente sensível ao calor.
"Nós podemos controlar o magnetismo em apenas uma estreita faixa de temperatura,. Sem a aplicação de um campo magnético e, em princípio, também poderíamos controlá-lo com tensão ou corrente", disse o Prof Schuller.
"A baixas temperaturas, o óxido é um isolante. Em altas temperaturas é um metal. E torna-se este material estranho", disse ele.
Embora seja muito cedo para dizer exatamente como ele será usado, Prof Schuller vê uma oportunidade óbvia no cálculo de sistemas de memória.
"Um problema com a memória magnética é reversibilidade - você quer que seja reversível, mas também estável.
"Melhores sistemas de hoje são heat-assistido, mas eles usam lasers, que envolve uma grande quantidade de calor. Mas com este novo material, que você mal precisa aquecê-lo por 20 graus (Kelvin) para obter uma mudança de cinco vezes na coercividade (magnético resistência) ", disse ele na conferência.
Outro uso potencial é em redes de eletricidade.
Prof Schuller prevê um novo tipo de transformador que pode lidar com picos repentinos de corrente, como durante um relâmpago ou um pico de energia.
Mas ele ressalta que novos fenômenos como este muitas vezes levam tecnologias para o inesperados.
Ele deu o exemplo da magnetorresistência gigante, uma descoberta que radicalmente miniaturizado discos rígidos em dispositivos digitais, e ganhou o Prêmio Nobel 2007 .
"Sem ela, esse computador que você está escrevendo, não iria funcionar", disse ele na reunião.
"Então, se você quiser encontrar a próxima tecnologia de transformação, este é o tipo de pesquisa que você faz.
Nós não sabemos qual é a melhor aplicação ainda", disse ele.
"Eu não estou dizendo que vai resolver a crise de energia do mundo, mas certamente, vai nos ajudar."
Vanádio (homenagem a deusa Vanadis) é um elemento químico, símbolo V, número atômico 23 (23 prótons e 23 elétrons) de massa atómica 51 u que, nas condições ambientes, é encontrado no estado sólido.
Níquel é um elemento químico de símbolo Ni de número atômico 28 (28 prótons e 28 elétrons) e de massa atómica 58,7 uma. À temperatura ambiente, encontra-se no estado sólido. É um elemento de transição situado no grupo 10 (8 B) da Classificação Periódica dos Elementos.
Fonte
BBC News
Postagens Relacionadas
Brasileiros descobrem composto que reduz em até 80% a dor inflamatória Uma nova molécula descoberta por cientistas brasileiros pode reduzir em até 80% a dor causada por inflamações agudas e crônicas provenientes de diabetes, artrite ou artrose, informou a Agência Fap
Lâmpada sustentável que dura mais de cem anos Espanhol cria lâmpada sustentável que dura mais de cem anos e é ameaçado de morte. O conceito de obsolescência programada surgiu entre 1920 e 1930 com a intenção de criar um novo modelo de mercad
Guerra Virtual Depois de Kim Dotcom subornar o Lizard Squad para deixar a PSN e a Xbox Live em paz, era uma questão de tempo para o grupo hacker se voltar contra outro alvo. Mas foi necessário esperar muito pouc
A cidade verde e inteligente do JapãoFujisawa Sustainable Smart Town Somos seres cada vez mais urbanos. Hoje, metade da população mundial já vive em cidades. Sem planejamento adequado, esse movimento aumenta a pressão sobre o meio a
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário