terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Jornalistas ameaçados no país
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) criou na tarde desta terça-feira(19/02/2013) um grupo de trabalho que vai discutir medidas para proteger comunicadores ameaçados no Brasil. A decisão foi tomada em reunião nesta tarde, que contou com a participação de 13 representantes do governo e de entidades da classe, presidida pela ministra Maria do Rosário.
Uma das prioridades do grupo de trabalho é a investigação sobre assassinatos e ameaças contra jornalistas. Nesta tarde, foram ouvidos os depoimentos de dois jornalistas que recentemente foram obrigados a deixar o país devido a ameaças de morte.
A iniciativa da SDH visa diminuir os índices de mortes de profissionais da comunicação no Brasil, um dos mais altos do mundo. De acordo com o Comitê Internacional para a Proteção dos Jornalistas, quatro jornalistas foram mortos devido à sua atuação profissional em 2012.
Desde 1992, vinte e quatro comunicadores foram mortos no país. Segundo o comitê, o Brasil ocupa a 11ª colocação no ranking mundial dos países com maior número de mortes desses profissionais, ficando a frente de países com histórico recente de conflitos e guerras como Afeganistão, Palestina e Serra Leoa.
Para diminuir essa grande quantidade de ataques, a ministra Maria do Rosário afirmou que vai cobrar de autoridades policiais uma maior prioridade à investigação de crimes contra jornalistas.
Além disso, a Secretaria de Direitos Humanos vai catalogar e monitorar denúncias de atentados contra a liberdade de expressão.
A próxima reunião do grupo de trabalho foi marcada para 10 de abril.
Na verdade,demorou e muito, o governo tomar alguma iniciativa.
Essa iniciativa já era para ter sido posto em pratica a décadas atrás,mas como as coisas do governo sempre andam em marcha lenta(quando não beneficia eles próprios) tá ai,somos a 7 maior economia do mundo para que?se não conseguirmos proteger nem os nossos profissionais responsáveis de expor a verdade aos olhos da sociedade.
Muitos jornalistas não prestam é verdade,são absurdamente favoráveis a A ou B de acordo com as vantagens,mas não é o caso desses 24 que foram mortos.
Fonte
G1
Postagens Relacionadas
Sérgio Buarque de Holanda(Mini-Biografia)Sérgio Buarque de Holanda nasceu em São Paulo a 11 de julho de 1902, filho de Cristóvão Buarque de Holanda e de Heloísa Buarque de Holanda. Estudou no Ginásio S. Bento e na Escola Modelo Caetano de C
Mauricio Torres Faleceu o jornalista Maurício Torres, aos 43 anos. Torcedor alvinegro, ele morreu neste sábado, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em decorrência de uma infecção. Solidariedade aos familiare
Topázio Imperial
Eleições 2014. Enquanto elegemos palhaços,corruptos,coronéis,pastores ,deixemos de fora o melhor politico que o Brasil já teve Eduardo Suplicy..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário