segunda-feira, 9 de março de 2015

Descoberta cidade do deus macaco em Honduras


A primeira expedição arqueológica a uma antiga cidade perdida no leste de Honduras está de volta com novas descobertas emocionantes.
Os exploradores voltaram com um tesouro de imagens, ainda mal arranhamos a superfície do que a cidade tem para revelar sobre uma cultura tão esquecido que falta até mesmo um nome.

As descobertas incluem 52 objetos que foram semi-enterrados no solo, no que parece ter sido um ato de sacrifício diante de um templo. Entre elas está uma cabeça esculpida aparentemente para representar uma combinação de humanos e Jaguar. Muito mais objetos antigos se presume ainda estar enterrado no solo.


A matemática extraordinário e arquitetura da cultura maia da América Central já alcançou a fama considerável em todo o mundo. No entanto, pouco depois que sua civilização clássica desabou , algo de possivelmente igual significado estava indo para o leste e se manteve quase inteiramente desconhecido até agora.

Enquanto Professor Christopher Fisher da Universidade Estadual do Colorado tinha ouvido rumores de que foi chamado de "White City" ou mesmo de a "Cidade do Deus Macaco," a floresta tinha encoberto  a cidade, de tal forma que a sua localização era desconhecida, pelo menos para os forasteiros , até 2012, quando no ar o radar revelou o mapeamento e provável presença da cidade.
Essas imagens mostravam sinais de edifícios que se estende ao longo de uma grande faixa a margem do rio.


Quando Fischer e seus colegas entraram na cidade perdida, eles descobriram que seu isolamento era tão grande que escapou de saques em cerca de 600 anos desde que foi abandonada. "Esta é claramente a floresta tropical mais imperturbável na América Central",  Dr. Mark Plotkin da Amazon Conservation Team disse National Geographic , cujo fotógrafo acompanhou a equipe .

A cidade perdida pode soar como algo de um filme de Indiana Jones, mas há três anos Fisher documentava a cidade Purépecha no México, que sediou uma civilização que rivalizava com os astecas .
A equipe de arqueólogos acreditam que a mais recente descoberta é uma das várias cidades escondidas na floresta que têm dado coletivamente origem às lendas White City da região de La Mosquitia de Honduras.


A civilização que construiu a cidade acredita-se que floresceu a partir de 1000 até 1400.
A causa de sua morte é desconhecida, e quase tudo o que podemos junta sobre eles vem dos resultados desta escavação e comparações com culturas vizinhas da mesma época.

Um dos objetos mais memoráveis ​​descoberto é o " jaguar-homem" que "parece estar usando um capacete", disse Fisher a National Geographic, e que pode representar um xamã em um estado de espírito.
Outros achados no local incluem vasos esculpidos com representações detalhadas de animais e combinações de humanos e animais. Nenhum dos itens foram removidos, mas imagens detalhadas foram tomadas, embora a maioria deles ainda não estão disponíveis ao público.


O Isolamento do local foi bom para preservada a diversidade biológica, mas os pesquisadores estão preocupados que isso pode não durar muito.
Enquanto eles têm mantido o local em segredo para evitar saques, as florestas de Honduras estão sendo rapidamente destruídas para virar pasto por gado, e há temores que algum fazendeiro ganancioso chegue a região da cidade revelando rapidamente a sua localização com suas "pastagens".

A descoberta da cidade antiga é uma consequência dos esforços do documentaristas Steve Elkins e Bill Benenson que identificaram a potencial localização da cidade e organizaram o mapeamento aéreo que o confirmou.

Fonte
www.iflscience.com

Um comentário:

Unknown disse...

nossa parece fixaçao cientifica , q histoira legal,, tomare q eles conservem o local , pois eh muito raro esses fatos , algo tao rico e cheio de historias assim tem q virar patrimonio mundial e ser preservado