sábado, 11 de janeiro de 2014
Bactéria que come o CO2 do ar
Micro-organismo criado em laboratório pode frear o aquecimento global - ou mergulhar a humanidade numa era glacial.
Ironicamente, a solução para o aquecimento global pode estar numa criatura que adora calor: a bactéria Pyrococcus furiosus, que vive dentro de vulcões submarinos onde a temperatura chega a 100 graus. Numa experiência feita pela Universidade da Geórgia, nos EUA, esse micróbio recebeu cinco genes de outra bactéria subaquática, a Metallosphaera sedula.
E dessa mistura saiu uma criatura capaz de algo muito útil: alimentar-se de CO2.
Exatamente como as plantas (que absorvem luz e CO2), mas com uma vantagem: a bactéria é mais eficiente, ou seja, se multiplica mais rápido e absorve mais CO2 do ar. "Agora podemos retirar o gás diretamente da atmosfera, sem ter de esperar as plantas crescerem", diz o bioquímico Michael Adams, autor do estudo.
Seria possível criar usinas de absorção de CO2, que cultivariam o micróbio em grande escala, para frear o aquecimento global. Depois de comer o gás, ele excreta ácido 3-hidroxipropiônico - que serve para fazer acrílico e é um dos compostos mais usados na indústria química.
Se a bactéria transgênica escapar e se reproduzir de forma descontrolada, poderia consumir CO2 em excesso e esfriar demais a atmosfera.
Existe um mecanismo de segurança natural contra isso: ela só consegue comer o gás se a temperatura for de 70 graus (que seria mantida artificialmente nas usinas).
Mas sempre existe a possibilidade de que a bactéria sofra uma mutação, supere esse bloqueio - e mergulhe a Terra numa nova era glacial. Talvez seja melhor deixar as plantas cuidando do CO2.
Muito arriscado,melhor "deixar quieto"!
Fontre
Super Interessante
Postagens Relacionadas
Lâmpada sustentável que dura mais de cem anos Espanhol cria lâmpada sustentável que dura mais de cem anos e é ameaçado de morte. O conceito de obsolescência programada surgiu entre 1920 e 1930 com a intenção de criar um novo modelo de mercad
Descoberta anunciada pela NasaNada de ETs: a descoberta anunciada hoje à imprensa pela Nasa envolve um organismo deste planeta, mesmo. É a bactéria GFAJ-1, que, apesar de também respirar oxigênio e consumir açúcar como todos os o
Horta em CasaMuita gente reclamar do calor, em certas épocas do ano em São Paulo. Falam que vive numa selva de pedra (eu mesmo). O que você faz para "amenizar"isso? Aqui estar algumas fotos peculiares,não sã
A Geleira na Antártida que SangraEssa imagem parece uma geleira que esta sangrando,o que poderia ser esse fenômeno que tanto intriga ao olhar?!Essa geleira se localiza na Terra de Vitória, porção leste da Antártida.Os cientistas des
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário