sábado, 26 de outubro de 2013
COMO É FEITO O FOIE GRAS
Tem certeza que não comeria essa belíssima comida?
Com uma cara de delicioso?
Acima de tudo é chique!?
Até parece comida da realeza..
Então coma você, porque essa comida chique chamada de foie gras, ou "fígado gorduroso", é feita com fígado doente de patos, gansos e marrecos. Esteatose Hepática é o nome da doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado e, em alguns casos, inflamação e fibrose (cicatrizes). Em seus últimos dias, a ave come até o fígado crescer 12 vezes.
Esta iguaria típica da França é um patê gorduroso feito com o fígado dilatado de patos, gansos e marrecos. Para que o órgão fique hiperdesenvolvido, as aves são submetidas a uma vida confinada e uma alimentação forçada, o que gera protestos de grupos de ecologistas do mundo todo. Alemanha, Itália, Israel e Grã-Bretanha até já proibiram a comida. A tradição do foie gras é antiga: há registros de que egípcios e romanos já o produziam, alimentando suas aves com figos durante seis meses. Hoje, utiliza-se uma ração gordurosa, geralmente consumida por patos – que são mais baratos que o ganso e o marreco e têm a capacidade natural de acumular gordura, por serem aves migratórias e precisarem armazenar energia.1. No geral, usam-se patos da raça mulard (resultado do cruzamento entre o pato-de-pequim e o marreco). Nos primeiros 100 dias, eles comem milho e são criados soltos. Depois, é hora de ir para o confinamento, que facilita a engorda.
2. Alguns criadores mantêm iluminação artificial para que o bicho fique mais tempo acordado (e, portanto, comendo). São duas doses de ração por dia, por um período de dez dias a quatro semanas. Muitas vezes, a gororoba é injetada por um cano que vai direto ao esôfago, preso ao pescoço por um anel.
3. O fígado do bicho ganha certo amargor ao tentar metabolizar os excessos da dieta. Hiperestimulado, ele chega a crescer até 12 vezes seu tamanho normal – com a gordura correspondendo a 65% de seu peso. No fim, o órgão de um pato pode atingir 0,5 kg. O de um ganso, até 2 kg.
4. Com pouco mais de quatro meses, o animal está pronto para o abate. O fígado se tornou uma massa semissólida, macia e de cor pálida. Há quem prefira comê-lo recém-retirado do animal. Ele também pode ser cortado em fatias ou cozido e servido frio.
A ração é constituída por muito carboidrato, vindo do amido de milho, além de gordura de porco e de ganso.
Fonte
Bárbara Ragov
("Roubado do Facebook")
Postagens Relacionadas
Brasileiros descobrem composto que reduz em até 80% a dor inflamatória Uma nova molécula descoberta por cientistas brasileiros pode reduzir em até 80% a dor causada por inflamações agudas e crônicas provenientes de diabetes, artrite ou artrose, informou a Agência Fap
Quem deu a Israel o direito de negar todos os direitos? Para justificar-se, o terrorismo de estado fabrica terroristas: semeia ódio e colhe pretextos. Tudo indica que esta carnificina de Gaza, que segundo seus autores quer acabar com os terroristas, ac
Na Bahia suíço cria sistema de produção e preservação de florestasErnst Görsch recuperou 500 ha de áreas degradadas na Bahia e defende que ser humano deve cooperar com a natureza. Há 25 anos, o suíço Ernst Göstch conheceu o cenário de devastação nas florestas n
Sobreviventes do Holocausto assinam nota contra genocídio em Gaza Mais de 300 sobreviventes do Holocausto e seus descendentes lançaram uma nota condenando o que chamam de "genocídio" de Israel na Faixa de Gaza. A Rede Internacional Judaica Antissionista (Rija)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário