domingo, 7 de julho de 2013
Liminar do STRJ permite que ex-integrantes usem 'marca' Legião Urbana
Para Dado Villa-Lobos, ter conseguido de volta o direito de usar o nome da Legião Urbana é "uma questão de justiça histórica, ética, moral". Em entrevista ao G1 por telefone, o guitarrista comentou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que, nesta quinta-feira (18), deu a ele e ao baterista Marcelo Bonfá a possiblidade de se associar novamente à "marca" da banda de que fizeram parte ao lado de Renato Russo, morto em 1996.
No processo, Villa-Lobos e Bonfá – que antecipam não existir "possibilidade alguma de volta da Legião Urbana como banda" – são citados como acusadores; e a Legião Urbana Produções Artísticas, administrada pela família do vocalista do grupo, como ré. Segundo decisão do juiz Fernando Cesar Ferreira Vianna, "caso descumpra a decisão, a empresa terá de pagar multa de R$ 50 mil".
Durante toda a conversa com o G1, Villa-Lobos usou o termo "o outro lado" para se referir à Legião Urbana Produções Artísticas. O músico alegou "divergências artísticas antigas", lembrou-se de uma vez em que foi "notificado judicialmente" por ter feito comentários sobre a Legião numa matéria de jornal e citou exemplos de situações em que esteve impedido de usar o nome da ex-banda.
"Na verdade, a questão [agora] não é usar a marca. É eu ser impedido de ter relação com essa marca – uma relação emotiva, afetiva, né?", observa, dizendo que a situação anterior era "estapafúrdia".
Villa-Lobos afirma esperar que, a partir de agora, ele e Bonfá passem a ser consultados "para essa marca ser utilizada publicamente" em projetos que envolvam a Legião Urbana. Ele está falando, especificamente, de eventos como a recente apresentação em Brasília na qual Renato Russo "apareceu" na forma de holograma.
Perguntado se sua participação e de Bonfá vinha acontecendo de alguma forma, o guitarrista responde que "pelo contrário, vinha sendo tolhida e reprimida sempre". "Aí, eu acho que é o seguinte, uma questão de maioria. Seríamos três [partes], com uma maioria simples, dois contra um." 'Direito que é nosso'
O comunicado do Tribunal de Justiça do Rio reproduz uma declaração do juiz Fernando Cesar Ferreira Vianna: "Constata-se, assim, a verossimilhança das alegações autorais, e (...) verifica-se também a existência de fundado receio de dano irreparável e de difícil reparação".
Em nota enviada pela assessoria de imprensa do escritório de advocacia que os representa, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá declaram que, mesmo com a liminar, não têm interesse em "refazer" o grupo. "A Legião Urbana éramos o Bonfá, eu e o Renato. E a gente tinha combinado que se saísse um de nós três e entrasse outra pessoa, então não seria mais a Legião Urbana", declara Dado Villa-Lobos no texto.
Já Bonfá alega que não via sentido na proibição. "A liminar nos trouxe de volta um direito que é nosso, nós três criamos e tornamos conhecida a Legião, é um absurdo a gente ter sido proibido de usar algo que construímos com nosso trabalho durante anos.”
De acordo o Tribunal de Justiça do Rio, a Legião Urbana Produções Artísticas foi formada em 1987. Na mesma época, os integrantes do grupo criaram mais três empresas "para proteger os interesses dos músicos".
"Renato Russo era o sócio majoritário da empresa ré. Nessa época, a banda entrou com pedidos de registro da marca ‘Legião Urbana’ no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI)", descreve o texto do STRJ. "Mas o registro só foi obtido depois que Dado Villa-Lobos e Bonfá deixaram a sociedade, e a empresa passou aos cuidados da família de Renato Russo".
Fonte
G1
Postagens Relacionadas
Bob Dylan-Knokin On Heavens DoorBatendo Na Porta Do Céu Mãmae, tire o distintivo de mim Eu não posso usá-lo mais Está ficando escuro, muito escuro para ver Me sinto até batendo na porta do céu Bate, bate, batendo na porta do céu
Holograma de Renato Russo Renato Russo terá um holograma projetado na inauguração do estádio Mané Garrincha, em Brasília. A inauguração está marcada para abril de 2013. O público estimado é de 50 mil pessoas. O espetáculo
1ª CONVOCAÇÃO RAULSEIXISTA Eu nunca escondi de ninguém que sou Rauseixista ! Para todos que gosta desse ícone que encantou e encanta gerações,vai rolar um encontro bacana. São Paulo Praça Por do Sol Dia 28 de Junho/ Sábado
DIA MUNDIAL DO ROCKO dia 13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. A celebração é
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário