quinta-feira, 19 de junho de 2014
Comparação de riqueza de Estados brasileiros com as de países
A revista britânica The Economist publicou em seu Tumblr um mapa que compara o PIB (Produto Interno Bruto) per capita dos Estados brasileiros com o de países do resto do mundo. O resultado do estudo – parte de uma reportagem sobre a evolução do País nos últimos 40 anos – foi uma mistura entre nações ricas e miseráveis.
O mapa mostra que uma das partes mais ricas do Brasil, ao redor de Brasília, é tão próspera quanto a Itália quando considerado o PIB per capita, que divide a riqueza do país pelo número de habitantes.
Já a Índia, apontou a revista britânica, é até mais pobre que os Estados brasileiros mais desfavorecidos, como Maranhão e Piauí – onde a renda per capita se iguala à da Jordânia, no Oriente Médio.
Segundo a The Economist, o mapa conclui que o País tornou-se uma Italordânia, mistura entre Itália e Jordânia. Em 1974, o Brasil havia sido apelidado de Belíndia pelo economista Edmar Bacha, devido ao seu nível de desigualdade: a nação seria uma pequena Bélgica cercada pela pobreza da Índia.
O Estado de São Paulo, mais rico do País, corresponderia à Eslováquia, país do leste europeu. Bahia e Pará equivalem à República das Maldivas, ilha no Oceano Índico.
O Estado de Alagoas, de acordo com o mapa, seria correspondente a Angola, e Amazonas se igualaria ao PIB per capita da Venezuela.
Nesse LINK você encontra também, comparação de renda por pessoa e população,dados bem interessantes..
Fonte
IG
The Economist
Postagens Relacionadas
A cada gol do Brasil, empresa plantará mil árvores O futebol voltou a casa e os artilheiros da Seleção Brasileira terão novamente um incentivo a mais para fazer a rede balançar durante a Copa do Mundo. A Brahma, patrocinadora oficial da Copa do Mu
G20O Grupo dos 20 (G20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.Foi criado em 1999, após as sucessivas crises
Topázio Imperial
Gastos dos Turistas Brasileiros no ExteriorOs gastos dos brasileiros no exterior no primeiro trimestre chegaram a US$ 5,3 bilhões, um novo recorde para o período, que representa um crescimento de 13,2% na comparação com o mesmo período do ano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário