
Esses naufrágios ocorreram na pequena ilha italiana de Ventotene.
Os navios de comércio, que datam do primeiro século aC ao século V dC,estavam a mais de 100 metros de profundidade e estão entre os mais profundos naufrágios descobertos no Mediterrâneo.
Parte de um arquipélago situado a meio caminho entre Roma e Nápoles, na costa oeste da Itália, Ventotene historicamente servia como local de abrigo durante o mau tempo no Mar Tirreno.
"Os navios parecem ter sido colocado em posição para ancoragem segura, mas nunca fizeram isso", disse Timmy Gambin, chefe de arqueologia para a Fundação Aurora. "Então, em uma área relativamente pequena, temos cinco naufrágios ... um cemitério de navios."
As embarcações estavam transportando vinho da Itália,molho de peixe da Espanha e norte da África, e uma carga misteriosa de lingotes de metal da Itália, possivelmente para ser usado na construção de estátuas ou armamento.
Gambin disse que os destroços revelaram um padrão de comércio no império: em Roma, primeira exportou seus produtos para as suas províncias em expansão, mas aos poucos começou a importar-lhes mais e mais das coisas que produziam.

Imagens dos destroços mostram suas cargas no fundo do mar, e partes corroídas do casco de madeira dos navios(por vermes marinhos)
Devido à sua profundidade, os navios têm permanecido intocados por centenas de anos, mas Gambin disse que a popularidade crescente de mergulho em águas profundas representam uma ameaça aos tesouros arqueológicos do Mediterrâneo.
Fonte;
http://www.reuters.com/article/idUSTRE56M3IW20090723
Adaptação do texto para o Português de Devorador Do Pecado.
"o texto absolutamente não esta como o original,mas as modificações não alteraram em nada no produto final do texto"
Nenhum comentário:
Postar um comentário