Uma versão mais nova da "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci, será apresentada em Genebra, na Suíça, com a sugestão de que ela é a versão original daquela que é considerada a pintura mais famosa do mundo.
A Fundação Mona Lisa, com sede na Suíça, que está organizando o evento, informou nesta quarta-feira(26/09/12) que uma pesquisa detalhada ao longo de três décadas indica fortemente que ela é um retrato anterior feito pelo gênio italiano da "dama com o sorriso misterioso".
"Investigamos esta pintura por todos os ângulos relevantes e toda a informação acumulada aponta que ela é uma versão anterior da Gioconda que está no Louvre", disse à Reuters o historiador da arte e membro da fundação Stanley Feldman.
Na Itália e na França, a "Mona Lisa" atualmente reconhecida de Leonardo é chamada de "La Gioconda" ou "La Joconde", em homenagem a Lisa Gherardini, a mulher do nobre italiano do século 16 Francesco Del Giacondo, que encomendou um retrato dela.
Mas Leonardo da Vinci nunca entregou a pintura. O retrato a ser apresentado aos especialistas e à mídia em Genebra mostra uma mulher aparentemente com 20 e poucos anos - não com 30 e poucos anos, como na pintura do Louvre - na mesma pose e com muito do olhar enigmático da obra-prima do Louvre.
O irlandês Feldman e seu irmão David, envolvidos há muito tempo no mundo da arte, disseram que a evidência histórica, a comparação crítica e o exame científico usando as técnicas mais modernas sustentam a opinião deles sobre o quadro.
Apoiando com cautela a tese das "duas versões" - que, se confirmada, será uma grande sensação no mundo da arte --, estão o especialista italiano Alessandro Vezzosi, também integrante da fundação, e o especialista baseado nos EUA Carlo Pedretti.
No entanto, outros especialistas no pintor, escultor, arquiteto e designer que mudou o mundo cultural europeu a partir do fim do século 15 até a sua morte em um pequeno castelo francês no Loire aos 67 anos, em 1519, mostram-se céticos.
Fonte;
G1
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Mona Lisa jovem
Postagens Relacionadas
Estátua na Bulgária ganha cores ucranianas Um monumento soviético em Sófia, capital da Bulgária, foi pintado com as cores da bandeira ucraniana, gerando protesto da Rússia. Artistas desconhecidos pintaram o monumento ao Exército soviético,
Mulher retratada no quadro Mona Lisa Lisa Gherardini nasceu Florença, 15 de junho de 1479 também conhecida como Lisa del Giocondo, Lisa di Antonio Maria (ou Antonmaria) ou Mona Lisa era um membro da família Gherardini de Florença e da
Descoberta cidade do deus macaco em Honduras A primeira expedição arqueológica a uma antiga cidade perdida no leste de Honduras está de volta com novas descobertas emocionantes. Os exploradores voltaram com um tesouro de imagens, ainda mal a
Adega mais antiga do mundo (3.700 anos ) Cientistas desenterraram 40 jarras de vinho em Canaã, região ao norte de Israel, do que afirmam ser a mais antiga adega do mundo. Arqueólogos da Universidade George Washington fizeram uma grande
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário