quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O rio que "escapou" do paraíso

Caño Cristales ganha tons diferentes devido à presença de algas. Fenômeno pode ser observado na transição entre estações.


Conhecido como “o rio que escapou do paraíso”, “arco-íris derretido” e até como “o rio mais bonito do mundo”, o Caño Cristales, na Colômbia, chama a atenção pela mistura de cores vivas que pode ser observada a cada ano, na transição entre as estações seca e úmida.

          

Algas e plantas aquáticas são as responsáveis pelos cinco tons que se mesclam na água: vermelho, amarelo, azul, verde e preto. O Caño Cristales fica no Parque Nacional Sierra de la Macarena, na província de Meta, sudeste da Colômbia. A temporada de visitação, quando é possível ter acesso ao rio e ele está colorido, dura seis meses: vai da metade de junho até dezembro, todos os anos.
No site oficial da atração, é possível ver fotos em 360° do rio.

Caño Cristales tem algas e corais. Sua cor vermelha é característica de plantas que são endêmicas da espécie Macarenia clavigera planta tão identificado pelo biólogo Idrobo Jesus.
O bioma representante Serrania de La Macarena é floresta subhidrofítica de zonas de clima quente, temperadas e frias.
As montanhas são o lar de cerca de 420 espécies de aves, dez espécies de anfíbios, 43 espécies de répteis e oito primatas.
No entanto, o rio é totalmente desprovida de peixe, devido à sua falta de arrastamento de material e de sedimentação. Outros tubos de Macarena, plantas vermelhas também suportar no inverno, como o Caño Sete Machos. Estas plantas vermelhas aderem firmemente às rochas em locais onde o rio é mais comum.















































Fonte
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário