Cientistas afirmam que análise de formato das pedras fotografadas pelo jipe-robô indicam grande fluxo de água .
O jipe-robô Curiosity encontrou sinais de um leito de rio que uma vez correu pela área próxima ao local onde ele pousou em Marte. Já foram encontradas provas, anteriormente, sobre a presença de água no planeta vermelho, mas está é a primeira vez que imagens de cascalho de rio são captadas.
O Curiosity pousou no solo marciano no mês passado em uma cratera próxima ao equador de Marte. Atualmente o planeta vermelho é seco e coberto de poeira, mas cientistas acreditam que no passado era mais quente e úmido.
As provas de um leito antigo vieram da análise do tamanho e da forma de pedras encontradas na Cratera Gale. De acordo com os cientistas da missão, tudo indica que o a água corria de forma vigorosa formando um rio profundo.
"A partir do tamanho de cascalhos, podemos interpretar que o fluxo de água corria a cerca de 3 metros por segundo ", disse o investigador científico do Curiosity, William Dietrich, da Universidade da Califórnia, em Berkeley.
"Muitos artigos têm sido escritos sobre os canais de Marte com diversas hipóteses sobre o fluxo d’água. Porém, esta é a primeira vez que estamos realmente vendo cascalho transportado por água em Marte. Esta é uma transição da especulação sobre o tamanho do material de leito à observação direta dele”, disse.
Outras postagens no Blog
Robô Curiosity, pousa em Marte
Marte o Planeta Vermelho
Vestigios de Vida em Marte
Fonte;
IG
Já estou te seguindo!
ResponderExcluirSucesso!
Posso te esperar no meu?
http://expectativasreais.blogspot.com.br
Muito legal essa descoberta , ainda iremos ver muitas novidades neste assunto em alguns anos . seguindo seu blog
ResponderExcluirhttp://andyantunes.blogspot.com.br/