A Guerra das Colas foi uma disputa que começou publicitariamente entre as duas maiores fabricantes de refrigerantes do mundo, a Pepsi e a Coca-Cola, no final da década de 1970 e, que ocorre até hoje de forma mais amena.
Em 1975, a Pepsi começou a divulgar comerciais de televisão em que realizava testes cegos de preferência com pessoas, chamando de “Pepsi Challenge” ou o Desafio Pepsi. Os comerciais de 30 segundos mostravam as mais diferentes classes sociais americanas, com testes sendo realizados em shopping centers, escolas, corpo de bombeiros, centros e em diversos locais públicos, no início da década de 1980, os comerciais passaram a ser apresentados pelo ator Gabe Kaplan.A Coca-Cola também exibiu anúncios em resposta aos da Pepsi e vice-versa. Um dos anúncios da Coca comparava o então chamado "Desafio Pepsi" a dois chimpanzés decidindo que bola de tênis tinha mais tecido.
No dia 23 de abril de 1985, baseada na disputa com a Pepsi, a Coca-Cola lançou a New Coke, este fato, segundo o próprio site da empresa, foi o “maior risco” já adotado em toda a história da companhia. Neste dia, foi anunciada a mudança da fórmula original do refrigerante, a primeira em 99 anos. Esta atitude se deu a partir de testes cegos realizados com cerca de 200 mil consumidores e que afirmavam ser de preferência unânime pela nova fórmula em relação à concorrente Pepsi. Na prática, ocorreu o contrário. Houve uma queda expressiva nas vendas, diversas reclamações por telefone, carta e protestos.Na época, a guerra ficou mais acirrada, pois a Pepsi começou a fazer propagandas anunciando indiretamente que havia finalmente vencido a disputa entre as colas. Os comerciais vinculados pela Pepsi informavam da mudança na fórmula da concorrente, como o observado nos comerciais "They changed my Coke" (Eles mudaram minha Coca), Archaeology (Arqueologia) e “Back in time” (De volta no tempo). Neste mesmo ano, tanto a Pepsi, quanto a Coca-Cola lançaram diversos comerciais, sendo o período de maior informes publicitários das duas empresas, só a Pepsi lançou 58 comerciais em um período curto, com uma média que chegou a mais de um por semana.
Com a pressão dos consumidores, no dia 11 de Julho, exatamente 79 dias após o lançamento da New Coke, a Coca-Cola original volta a ser produzida e distribuída com o nome de “Coca-Cola Classic”.
Muitos foram os comerciais lançados entre as duas companhias num intuito de comparação e glorificação das marcas. A Pepsi, nesta guerra lançou, além das propagandas do final da década de 1970 e das que foram apresentadas pelo ator Gabe Kaplan de 1980 a 1983, os seguintes comerciais de com o enredo principal “Pepsi vs Coca-Cola".
Fonte;
Wikipédia
quarta-feira, 28 de março de 2012
A Guerra das Colas
Postagens Relacionadas
Países que juntos constituíam a antiga Iugoslávia Iugoslávia descrevia, até o ano de 2006, um conjunto de diversas entidades políticas, que variaram ao longo do tempo, situado na região dos Bálcãs. Traduzido, o nome significa "terra dos eslavos d
Renner foi multado 108 vezes no último ano, colecionando 512 pontos em sua carteira Cantor Renner, que foi preso por dirigir embriagado e bater em um carro parado, tem um vasto "currículo" quando o assunto são infrações de trânsito. De acordo com a equipe do Jornal da Band, que t
Registro de cerveja é de 5 mil anos atrás Cientistas encontraram o registro mais antigo de cerveja da humanidade, de cinco mil anos atrás. Um pote com resíduos da primeira "loirinha" da história foi achado em Godin Tepe, um sítio arqueológ
FBI é capaz de ativar webcams O FBI desenvolveu técnicas avançadas de vigilância que lhe dão o poder de ativar secretamente webcams para espionar os proprietários de computador desavisados. A tecnologia G-men pode ligar remot
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário