sábado, 25 de julho de 2015

Basquete,Ouro no Pan!



Parabéns Brasil, campeão invicto do Pan2015!




quinta-feira, 30 de abril de 2015

Túmulo de Vampiro Encontrado na Bulgária


Foi encontrado mais um esqueleto humano, do séc, XIII, com um objecto pontiagudo, de ferro, espetado no seu peito.
A descoberta foi feita por Nikolai Ovcharov, na Bulgária, que não tem dúvidas de se tratar de mais um ritual anti-vampiro, prática comum naquele país.
 O arqueólogo, um dos mais consagrados do seu país, explicou que encontrou aquele esqueleto enquanto escavava as ruínas de Perperikon, uma cidade no sul da Bulgária, perto da Grécia.

Os restos humanos pertencem a um homem entre os 40 e 50 anos, que tem uma barra de ferro a perfurar o seu peito.
Para além disso, a perna esquerda também foi removida e deixada ao lado do esqueleto.
 O objectivo, de todo o ritual, seria impedir que os cadáveres voltassem à vida e contaminassem novas pessoas, exactamente como começa o mito dos vampiros.

Para isso, a estaca de ferro era suficiente, mas a perna era removida para que os mortos-vivos não conseguissem andar.
A forma de morrer era geralmente trágica, por isso o espírito ia para o além inquieto, com assuntos por resolver, voltando depois à vida.

Neste caso, acredita-se que a causa da morte tenha sido suicídio o que explica todo o ritual.
A cidade de Perperikon pertencia à antiga Trácia, mas apenas foi descoberta há 20 anos.
Acredita-se que era o local onde estava o Templo de Dionísio e foram encontradas algumas sepulturas de vampiros.

Na Bulgária, têm-se descoberto alguns deste túmulos, quase todas cumprem o mesmo ritual apresentado.
Para Dimitar Nedez, Director do Museus Arqueológico de Sazopol, eram claras medidas de proteção contra o vampirismo.

Fonte
CM

Prova do contato entre os Vikings e a civilização islâmica


Anel encontrado na Suécia pode ser uma prova do contato entre os Vikings e a civilização islâmica 

Um anel encontrado na Suécia em 1800, durante uma escavação no sítio arqueológico de Birka, pode ser uma forte evidência do contato entre os Vikings e a civilização Islâmica. Dois séculos após a descoberta, um estudo da Universidade de Estocolmo, publicado na revista “Scanning”, afirma que a jóia é uma prova material da interação entre os dois povos.

O anel feito de prata e com uma peça de vidro roxa possui inscrições em árabe antigo que podem significar “por Allah”. A peça foi encontrada em uma sepultura junto ao corpo de uma mulher, que, segundo os cientistas, deve ter vivido por voltar de 850 d.C.

Segundo o estudo, o anel é uma prova arqueológica que pode sustentar a teoria de que há cerca de mil anos os Vikings teriam viajado para locais como o Egito e a Mesopotâmia. “ O anel pode ser uma prova material do contato direto entre a Era Viking e o mundo Islâmico”, escreveram os pesquisadores na publicação.

Análises feitas na jóia indicam que ela pode ter pertencido a poucas pessoas, porque, apesar de ser um anel do século IX, ainda carrega marcas de seu estágio final de produção.

Fonte
O Globo

Lâmpada sustentável que dura mais de cem anos


Espanhol cria lâmpada sustentável que dura mais de cem anos e é ameaçado de morte.

O conceito de obsolescência programada surgiu entre 1920 e 1930 com a intenção de criar um novo modelo de mercado, que visava a fabricação de produtos com curta durabilidade de maneira premeditada obrigando os consumidores a adquirir novos produtos de forma acelerada e sem uma necessidade real.
A bateria de um celular morre em dois anos, um computador em quatro, a geladeira está tendo problemas em oito anos e de repente, em um belo dia, a televisão lhe diz adeus. “Não há nada para se fazer além de comprar outra”.
É possível de se fazer produtos que durem mais do que isso? Quem sabe a vida toda? Benito Muros da S.O.P. (Sem Obsolescência Programada), diz que é possível. Por isso está ameaçado de morte.
As novas lâmpadas e a luta de Benito Muros respondem a um novo conceito empresarial, baseado em desenvolver produtos que não caduquem, como aquelas geladeiras Frigidaire ou máquinas de lavar Westinghouse que duravam a vida toda.
Uma filosofia empresarial mais conforme com nossos tempos (de respeito à natureza e o uso dos recursos naturais com maior responsabilidade), graças à comercialização de produtos que não estejam programados para ter uma vida curta, senão que respeitem o meio ambiente e que não gerem resíduos que, por vezes, acabam desembocando em containers de lixo no terceiro mundo.

Se trata de um movimento que denuncia a Obsolescência Programada. Lutamos para que as coisas durem o que tenham que durar, porém os fabricantes de produtos eletrônicos os programam para que durem um tempo determinado e obrigam os usuários a comprar outros novos.
A lei permite! O consumo de nossa (perdulária e irresponsável) sociedade está baseado em produtos com data de validade. Mudar isso suporia mudar nosso modelo de produção e optar por um sistema mais sustentável. Os fabricantes devem ser conscientes de que as crises de endividamento como a que vivemos são inevitáveis e que podemos deter o crime ecológico.


A lâmpada criada pela OEP Electrics responde à necessidade atual de um compromisso com o meio ambiente. Ao durar tanto tempo, não gera resíduos ao mesmo tempo em que permite uma economia em consumo de energia de até 92% e emite até 70% a menos de CO2. Mas, ao que parece, a indústria de produtos elétricos não está muito contente com essa descoberta.
Benito Muros diz que está sendo ameaçado devido a seu invento e inclusive afirma ter recebido ofertas milionárias para retirar seu produto do mercado. - “Senhor Muros, você não pode colocar seus sistemas de iluminação no mercado. Você e sua família serão aniquilados”, reza a denúncia que Muros apresentou à Polícia, que apesar do medo não se acovardou.
Para realizar sua pesquisa, Muros viajou até o parque de bombeiros de Livermore (Califórnia), lugar no qual há uma lâmpada que permanece acesa de forma ininterrupta há mais de 111 anos. Ali contatou com descendentes e conhecidos dos criadores da lâmpada, já que não existia documentação a seu respeito.


Com esta informação ele conseguiu as bases para começar sua pesquisa, cujo achado supõe um novo conceito de modelo empresarial baseado na NÃO Obsolescência Programada.

Uma pequena lista das vantagens prometidas por Benito Muros e a OEP Electrics:

- Gasta 92% menos eletricidade que uma lâmpada incandescente, 85% em relação às alógenas e 70% em relação às fluorescentes.
- Garante 25 anos funcionando 24 horas por dia, 365 dias por ano.
- Não se queima no caso de acender e apagar varias vezes.
A empresa OEP Electrics garante 10.000 (Dez mil) comutações (acender e apagar) diárias.
- Ela acende na hora. Não precisa esperar ela esquentar.
- Não emite radiação ultra violeta e nem ultra vermelho (Evitando problemas de pele e nos olhos)
- Não faz zumbido.
- Consegue iluminar em temperaturas de até 45 graus abaixo de zero.
- Não contém tungstênio e nem mercúrio. Não possui metais pesados que demoram para se desintegrar. São recicláveis e seguem todas as normas ambientais.
- Emite 70% a menos de CO².
- Por ter mais tempo de vida, produz menos resíduos para a natureza.
- Praticamente não esquenta utilizando somente aquela energia que será necessária para iluminar, ao contrário das lâmpadas convencionais que gastam 95% da energia para produzir calor e 5% para iluminar.
- Por não esquentar e não produzir radiação evita a deterioração dos materiais que estão perto.
- Evitam risco de incêndio.
- Não prejudicam o frio necessário dentro de câmaras frigorificas.

Fonte
Portal Metrópole

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Shakespeare



“Os covardes morrem muitas vezes antes de sua morte; os valentes morrem uma única vez.” Shakespeare

Há 399 anos, morria um dos maiores nomes da literatura mundial de todos os tempos.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Enfim descoberto como camaleões mudam de cor


A mudança de cor no corpo dos camaleões é impressionante. Como ela acontece? Isso passou muito tempo sem uma resposta convincente dos cientistas. Agora, pesquisadores finalmente identificaram uma fina camada de nanocristais deformáveis ​​na pele do animal, que o permite mudar de cor.

Por muito tempo, acreditava-se que os camaleões mudavam de cor porque tinham células especiais, que dispersavam pigmentos abaixo da sua pele externa transparente - algo semelhante aos polvos.

No entanto, uma equipe de cientistas na Universidade de Genebra (Suíça) observou que os camaleões possuem uma camada de células epiteliais que contêm nanocristais flutuantes.
Esses cristais ficam relativamente bem distribuídos dentro da matriz celular, e à medida que se aproximam ou se afastam, eles refletem a luz em comprimentos de onda diferentes.


Os pesquisadores também descobriram que os camaleões podem alterar o espaçamento entre os cristais, e por isso mudam de cor diante de nossos olhos.

A equipe liderada pelo professor Michel Milinkovitch analisou o camaleão-pantera e descobriu que há uma camada sob a pele composta por células chamadas iridóforos. Elas contêm os nanocristais, que são feitos de guanina - um dos componentes do DNA.

A pesquisa revela que, quando os cristais repousam em uma forma de malha, eles refletem principalmente a luz azul e verde. Mas quando agitadas, as células permitem que a malha se expanda, aumentando a reflexão da luz amarela e vermelha.

Fonte
MSN

segunda-feira, 9 de março de 2015

Descoberta cidade do deus macaco em Honduras


A primeira expedição arqueológica a uma antiga cidade perdida no leste de Honduras está de volta com novas descobertas emocionantes.
Os exploradores voltaram com um tesouro de imagens, ainda mal arranhamos a superfície do que a cidade tem para revelar sobre uma cultura tão esquecido que falta até mesmo um nome.

As descobertas incluem 52 objetos que foram semi-enterrados no solo, no que parece ter sido um ato de sacrifício diante de um templo. Entre elas está uma cabeça esculpida aparentemente para representar uma combinação de humanos e Jaguar. Muito mais objetos antigos se presume ainda estar enterrado no solo.


A matemática extraordinário e arquitetura da cultura maia da América Central já alcançou a fama considerável em todo o mundo. No entanto, pouco depois que sua civilização clássica desabou , algo de possivelmente igual significado estava indo para o leste e se manteve quase inteiramente desconhecido até agora.

Enquanto Professor Christopher Fisher da Universidade Estadual do Colorado tinha ouvido rumores de que foi chamado de "White City" ou mesmo de a "Cidade do Deus Macaco," a floresta tinha encoberto  a cidade, de tal forma que a sua localização era desconhecida, pelo menos para os forasteiros , até 2012, quando no ar o radar revelou o mapeamento e provável presença da cidade.
Essas imagens mostravam sinais de edifícios que se estende ao longo de uma grande faixa a margem do rio.


Quando Fischer e seus colegas entraram na cidade perdida, eles descobriram que seu isolamento era tão grande que escapou de saques em cerca de 600 anos desde que foi abandonada. "Esta é claramente a floresta tropical mais imperturbável na América Central",  Dr. Mark Plotkin da Amazon Conservation Team disse National Geographic , cujo fotógrafo acompanhou a equipe .

A cidade perdida pode soar como algo de um filme de Indiana Jones, mas há três anos Fisher documentava a cidade Purépecha no México, que sediou uma civilização que rivalizava com os astecas .
A equipe de arqueólogos acreditam que a mais recente descoberta é uma das várias cidades escondidas na floresta que têm dado coletivamente origem às lendas White City da região de La Mosquitia de Honduras.


A civilização que construiu a cidade acredita-se que floresceu a partir de 1000 até 1400.
A causa de sua morte é desconhecida, e quase tudo o que podemos junta sobre eles vem dos resultados desta escavação e comparações com culturas vizinhas da mesma época.

Um dos objetos mais memoráveis ​​descoberto é o " jaguar-homem" que "parece estar usando um capacete", disse Fisher a National Geographic, e que pode representar um xamã em um estado de espírito.
Outros achados no local incluem vasos esculpidos com representações detalhadas de animais e combinações de humanos e animais. Nenhum dos itens foram removidos, mas imagens detalhadas foram tomadas, embora a maioria deles ainda não estão disponíveis ao público.


O Isolamento do local foi bom para preservada a diversidade biológica, mas os pesquisadores estão preocupados que isso pode não durar muito.
Enquanto eles têm mantido o local em segredo para evitar saques, as florestas de Honduras estão sendo rapidamente destruídas para virar pasto por gado, e há temores que algum fazendeiro ganancioso chegue a região da cidade revelando rapidamente a sua localização com suas "pastagens".

A descoberta da cidade antiga é uma consequência dos esforços do documentaristas Steve Elkins e Bill Benenson que identificaram a potencial localização da cidade e organizaram o mapeamento aéreo que o confirmou.

Fonte
www.iflscience.com

domingo, 8 de março de 2015

OS PRIMEIROS NOMES INDICADOS PELO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA.( LAVA JATO)


Instauração de inquéritos:
5 Partidos serão investigados: PT, PMDB, PSDB, PP e PTB

AGUINALDO VELLOSO BORGES RIBEIRO
ALINE LEMOS CORRÊA DE OLIVEIRA ANDRADE
ANÍBAL FERREIRA GOMES
ARTHUR CÉZAR PEREIRA DE LIRA
BENEDITO DE LIRA
CÂNDIDO VACAREZZA
CARLOS MAGNO RAMOS
CIRO NOGUEIRA LIMA FILHO
DILCEU JOÃO SPERAFICO
EDISON LOBÃO
EDUARDO CUNHA
EDUARDO HENRIQUE DA FONTE DE ALBUQUERQUE SILVA
GLADISON DE LIMA CAMELI
GLEISI HOFFMAN
HUMBERTO SÉRGIO COSTA LIMA
JERONIMO PIZZOLOTTO GOERGEN
JOÃO ALBERTO PIZZOLATTI
JOÃO FELIPE DE SOUZA LEÃO
JOÃO LUIZ ARGÔLO FILHO
JOÃO SANDES JUNIOR
JOSÉ AFONSO EBERT HAMM
JOSÉ LINHARES DA PONTE
JOSÉ MENTOR GUILHERME DE MELO NETO
JOSÉ OLIMPIO SILVEIRA MORAES
JOSÉ OTÁVIO GERMANO
LÁZARO BOTELHO MARTINS
LINDBERGH FARIAS
LUIZ CARLOS HEINZE
LUIZ FERNANDO RAMOS FARIA
MÁRIO SILVIO MENDES NEGROMONTE
NELSON MEURER
PEDRO DA SILVA CORREA DE OLIVEIRA ANDRADE NETO
PEDRO HENRY NETO
RENAN CALHEIROS
RENATO DELMAR MOLLING
RENATO EGÍGIO BALESTRA
ROBERTO PEREIRA DE BRITTO
ROBERTO SÉRGIO RIBEIRO COUTINHO TEIXEIRA
ROMERO JUCÁ FILHO
ROSEANA SARNEY
SIMÃO SESSIM
VALDIR RAUPP DE MATOS
VANDER LUIZ DOS SANTOS LOUBET VILSON LUIZ COVATTI
WALDIR MARANHÃO CARDOSO

OS NOMES DE QUEM TEVE PEDIDOS DE INVESTIGAÇÃO ARQUIVADOS:

AÉCIO NEVES
ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS
AGUINALDO VELLOSO BORGES RIBEIRO
CÂNDIDO ELPIDIO DE SOUZA VACAREZZA
CIRO NOGUEIRA LIMA FILHO
DELCÍDIO DO AMARAL GÓMEZ
HENRIQUE EDUARDO LYRA ALVES
JOÃO ALBERTO PIZZOLATTI JUNIOR
PEDRO DA SILVA CORREA DE OLIVEIRA ANDRADE NETO
ROMERO JUCÁ FILHO

NÃO DEVERIA TER ARQUIVAMENTO NENHUM,QUEM NÃO DEVE NÃO TEME.
NO FUTURO COLOCAREI A LISTA DOS INOCENTES CITADOS,CASO TENHAM ALGUM..

Fonte
BBC

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Suplicy abre mão do salário na prefeitura de São Paulo


Ex-senador resolveu abdicar da remuneração da prefeitura por já contar com a aposentadoria; salário deve ser doado para a implementação da Renda Básica de Cidadania, bandeira histórica que levantou como parlamentar

O ex-senador e recém-nomeado secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania da prefeitura de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), abriu mão do salário em seu novo cargo.
O parlamentar enviou uma carta ao prefeito Fernando Haddad informando que não quer receber a remuneração pois já conta com aposentadoria pelo tempo de 24 anos em que atuou no Senado.

“Em vista de ter contribuído para o organismo de previdência correspondente, informou-me o Senado que terei o direito de receber a partir de fevereiro o equivalente a 32/35 avos da remuneração de senador”, disse na carta. Como o salário de senador gira em torno dos R$33 mil, sua aposentadoria deve equivaler a algo perto dos R$30 mil.

O salário que seria pago a Suplicy, caso aceitasse, seria o equivalente ao que ganhava o seu antecessor na pasta, Rogério Sotilli: R$19,3 mil.

Como a legislação municipal prevê que o salário seja pago, Suplicy optou por doar o valor para a implementação da Renda Básica de Cidadania, programa de autoria do próprio senador previsto na Lei n° 10.835/2004.

Em entrevista exclusiva ao SPressoSP, o ex-senador afirmou que, como secretário municipal de Direitos Humanos, vai tratar a implementação da Renda Básica de Cidadania na cidade como uma prioridade.
O programa consiste em uma quantia paga em dinheiro, incondicionalmente, a cada cidadão de uma determinada região como forma de promover cidadania, não importando o nível social ou a disposição para o trabalho do beneficiário.

Já falei inúmeras vezes nesse blog, que o Suplicy é diferenciado de todos os políticos brasileiros.

Fonte
SPressoSP

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

9 Piores alimentos que ingerimos com frequência

A personal trainer foi diagnosticada com uma forma rara de câncer depois que os médicos confundiram um nódulo em seu joelho direito como sendo uma distensão muscular.
Uma lista divulgada pelo Mother Nature Network revelou quais alimentos podem - e devem - ser excluídos de nossa alimentação para que tenhamos uma vida mais saudável.

1-Margarina



A margarina, indispensável no café da manhã de muitos, possui gorduras trans, perigosas para o organismo humano. Além de reduzir os nossos índices de HDL - colesterol saudável -, aumenta o LDL - colesterol ruim. Atualmente, há algumas margarinas com teor reduzido de gordura trans, basta saber escolher a melhor marca.
O ideal seria excluir o alimento de seu cardápio, principalmente quando ela é usada para culinária.
É possível substituí-la por manteiga ou azeite de oliva.

2-Adoçante artificiais



Os adoçantes artificiais são verdadeiros venenos ao corpo humano. Estudos recentes dizem até que eles podem provocar aumento de peso, além de intensificar os níveis de glicose no sangue.
É importante dizer que nosso corpo foi projetado para metabolizar a glicose natural e os adoçantes tendem a alterar totalmente essa função corporal.
Para piorar, o descarte do alimento causa danos à natureza.

3-Alimentos Enlatados



O grande problema dos alimentos enlatados está na embalagem.
O Bisfenol-A, produto sintético usado na produção do revestimento plástico interno das latas, pode causar problemas hormonais, infertilidade, câncer de mama, obesidade, diabetes e alteração comportamental em crianças.
O consumo de uma lata diária durante cinco dias poderia ser suficiente para acumular Bisfenol-A no organismo.
Outra embalagem perigosa é a de isopor. De acordo com cientistas, o estireno, produto químico usado em copos de isopor e outros recipientes descartáveis para alimentos, pode causar câncer.

4-Cereais matinais



O açúcar presente nos cereais matinais constitui 56% do peso do produto. Ou seja, 100 gramas do produto equivale a 56 gramas de açúcar em sua forma pura.
Os riscos do excesso de açúcar já sabemos, principalmente levando em conta que o aparecimento de diabetes em crianças tem crescido em taxas alarmantes pelo mundo.

5-Soja



Nos Estados Unidos, 93% de toda a soja produzida é geneticamente modificada, ou seja, transgênica. O Brasil é responsável por 23% dos alimentos transgênicos consumidos no mundo.
Dos 170 milhões de hectares destinados ao cultivo desses alimentos, 40,3 milhões estão no Brasil.
O grande problema desses alimentos modificados, é sua associação com o desenvolvimento de tumores em camundongos e doenças cardíacas.
Se for consumir soja, evite as que seja transgênicas – se possível.

6-Tubarão, cavala e peixe-espada


O metilmercúrio pode ser encontrado em uma gama variada de peixes, podendo causar danos irreversíveis ao sistema nervoso humano. 
As maiores concentrações do produto estão presentes na cavala, no peixe-espada e nos tubarões.
O risco é ainda maiores para grávidas, crianças e mulheres amamentando.

7-Refrigerantes



Recentemente, cientistas descobriram que tomar uma bebida gaseificada e açucarada por dia já é suficiente para aumentar as chances de morrer por doença cardiovascular em quase um terço. E para aqueles que consomem um quarto de suas calorias diárias de açúcar, o risco desse tipo de morte é dobrado.

Entre 2005 e 2010, a adição de açúcar foi responsável por pelo menos 10% das calorias consumidas em mais de 70% da população dos EUA. Os dados foram comparados com a mortalidade por doença cardíaca durante um período de 14,6 anos, durante os quais 831 mortes por doenças cardiovasculares foram registradas no grupo de estudo, o que é um número significativo para a população.

Para se ter uma ideia, uma lata com 360 ml de refrigerante pode conter até oito colheres de chá de açúcar. Os pesquisadores dizem que o risco extra ocorre porque o excesso de açúcar pode elevar a pressão e criar efeitos adversos sobre o sangue, gerando inflamações.
Além disso, um outro estudo europeu, junto com um estudo americano, descobriu que o consumo de 350 ml, aumenta em 18% a chance de desenvolver diabetes tipo 2 e em 25% caso o consumo seja frequente.
Os refrigerantes sem açúcar não estão isentos de perigo, já que boa parte é produzida com o controverso aspartame, por ser mais barato em escala industrial.

8-Cuidado ao comer maças



Calma, maçãs continuam sendo saudáveis, o problema está em seu cultivo.
Muitas dessas frutas são regadas por pesticidas em alta concentração que ficam impregnados em sua casca.
A solução é optar por alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos.
Um estudo realizado nos Estados Unidos revelou que 80% das maçãs do país possuem altos níveis de pesticidas prejudiciais à saúde.

9- Carne processada 



A morte prematura causada por câncer e doenças cardíacas pode ser associada com vários tipos de alimentos processados, como presunto, bacon e salame.
Um estudo realizado em 10 países da Europa revelou que os consumidores desses alimentos possuem 44% mais chances de uma morte prematura.
O consumo elevado aumenta em 72% as chances de doenças cardiovasculares e em 11% o aparecimento de algum tipo de câncer.
O recomendado é que esses alimentos sejam substituídos por proteínas saudáveis, geralmente encontradas em peixes, legumes, aves e castanhas.

Fonte
JC

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Tesouro é encontrado no fundo do mar em Israel


Encontrar no fundo do antigo porto de Cesareia, na costa mediterrânea, duas mil moedas de ouro de mil anos que constituem o tesouro numismático mais importante já encontrado em Israel, anunciou a autoridade nacional de antiguidades.

Os membros de um clube de mergulho fizeram a descoberta por acaso, depois que tempestades removeram o fundo do mar do antigo porto de Cesareia (noroeste de Israel).
"No início acreditaram que se tratava de uma ficha de jogo" e perceberam seu erro quando recolheram várias moedas, indicou a autoridade.

Avisaram ao diretor do clube de mergulho, que, por sua vez, informou as autoridades das antiguidades.
Os mergulhadores da autoridade detectaram 2.000 moedas de dinares, meio dinar e um quarto de dinar, a mais antiga cunhada em Palermo (Sicília) na segunda metade do século IX.
Muitas das moedas remontam a dois califas fatímidas que reinaram do fim do século X ao primeiro terço do século XI em um território que cobre grande parte da África do Norte, Sicília e parte do Oriente Médio.


Em excelente estado de conservação, apesar dos mil anos no fundo do mar, as moedas não precisaram de uma limpeza, indicou Robert Cole, especialista em numismática.
Algumas têm marcas de mordidas, que mostram que seus donos comprovaram sua qualidade com os dentes. Outras parecem ter recebido batidas.

As peças podem ser provenientes do naufrágio de um barco que transportava a arrecadação de impostos destinada ao governo central no Egito, afirma Kobi Sharvit, diretor da unidade de arqueologia marinha da autoridade das antiguidades.

Ou o dinheiro estava destinado a pagar os salários da equipe que defendia Cesaria. Ou ainda, pertencia a um rico mercador cujo barco negociava com os portos mediterrâneos antes de naufragar. autoridade espera que o estudo do texto permita saber mais detalhes.

Fonte
AFP

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Ocupação humana mais antiga das Américas,encontrado no Piauí


Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou novas evidências de que o sertão do Piauí abrigou alguns dos primeiros seres humanos das Américas, que teriam vivido por lá há mais de 20 mil anos.
A hipótese é polêmica e contestada pela maior parte da comunidade científica. Mas os autores do novo estudo realizaram uma análise de detalhes microscópicos da superfície dos artefatos achados no Parque Nacional Serra da Capivara, mostrando que eles só poderiam ter sido usados por pessoas para tarefas como cortar carne ou desbastar madeira, por exemplo.
Esse dado pode ser crucial porque, para muitos dos céticos que questionam a antiguidade dos sítios arqueológicos piauienses, os artefatos encontrados por lá não passariam de pedras alteradas por forças naturais, e não instrumentos feitos por mãos humanas.


O estudo, publicado em edição recente da revista especializada "Antiquity", é assinado pela arqueóloga brasileira Niède Guidon, da Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano), pelo francês Eric Boëda, da Universidade Paris 10, e por outros colegas do Brasil, da França, da Espanha e do Chile. Conhecido como Vale da Pedra Furada, o sítio estudado pela equipe apresenta uma longa sequência de ocupações esparsas, com carvões de fogueira e instrumentos de pedra rudimentares, feitos de quartzo

"É normal que os instrumentos sejam simples, porque o quartzo é bastante difícil de trabalhar", declarou Guidon à Folha."Mesmo assim, em fases posteriores da ocupação, há artefatos de quartzo belíssimos, como pontas de flecha." Os pesquisadores usaram dois métodos independentes para datar o carvão e os próprios artefatos.
As duas metodologias levaram a datas bastante parecidas nas várias camadas do sítio, com as mais antigas sendo ligeiramente mais antigas que 20 mil anos antes do presente. Guidon diz não estranhar que as datas muito antigas da serra da Capivara pareçam isoladas, com quase todos os outros sítios do Brasil com idades a partir de cerca de 10 mil anos atrás. "O parque é talvez o único lugar do Brasil onde temos pesquisas o ano todo.
Não conhecemos datas semelhantes em outros lugares porque ainda se explorou muito pouco. Falta pesquisa mesmo", argumenta.


A "Antiquity" convocou arqueólogos do mundo todo para dar sua opinião sobre as novas descobertas no Piauí, já que o artigo de Guidon e seus colegas foi publicado na seção "Debate" da revista, destinada a temas polêmicos. A publicação dos brasileiros recebeu elogios cautelosos do antropólogo americano Tom Dillehay, da Universidade Vanderbilt, um dos responsáveis pela descoberta do sítio arqueológico de Monte Verde, no Chile –hoje considerado o mais antigo das Américas, com 14,5 mil anos. Dillehay conta que inicialmente não se convenceu com os artefatos achados na serra da Capivara. "Agora, depois de visitar outros locais na América do Sul, minhas expectativas mudaram. Estou mais aberto à possibilidade de que a região foi usada como acampamento por pequenos grupos móveis de seres humanos", afirma ele. O antropólogo, porém, diz que seria importante ter mais informações sobre a associação exata entre instrumentos de pedra e carvão de fogueiras, por exemplo.


Kjel Knutsson, da Universidade de Uppsala, na Suécia, foi mais incisivo: se a datação das camadas mais profundas do Vale da Pedra Furada estiver correta, "fica demonstrado que a América do Sul já tinha sido povoada por hábeis fabricantes de ferramentas há mais de 20 mil anos".
Segundo Guidon, no entanto, a continuidade das pesquisas na região está ameaçada pela "péssima" situação financeira da Fumdham, que cuida do parque nacional. O órgão enfrenta dificuldades para conseguir doações desde 2010. "Já avisamos os funcionários que, se a situação não melhorar, a partir de março teremos de fechar o parque", diz.

Fonte
Vooz Brasil 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Prefeito deixa de investir em carnaval e usa a verba para colocar ar condicionados nas escolas


Em 2015, o prefeito de Passo Fundo (RS), Luciano Azevedo (PPS), decidiu não repassar verba pública a escolas de samba, a exemplo do que fez em 2014.
Cancelou qualquer pagamento para as escolas de samba e decidiu aplicar nas escolas municipais os R$ 400 mil que estavam reservados para o Carnaval.

O dinheiro irá todo para a compra de aparelhos de ar condicionado e não para escolas de samba, com o dinheiro ele instalou cerca de 400 ar-condicionados nas salas de aula das escolas de educação infantil.
Os passo-fundenses dizem que não se pode perder a esperança nas atitudes de políticos que ainda possuem senso de clareza ao que se deve realmente ser feito com o dinheiro público e que acabou a palhaçada de investir no carnaval de rua, no qual apenas gera violência, bagunça e desordem! Fica a dica ao nosso prefeito.


O carnaval na nossa avenida é um grande exemplo de desperdício e que com certeza os moradores se sentem extremamente incomodados, por que pagam os seus impostos e o mínimo querem esperar que se haja um consenso no investimento publico para o alto público e não para agradar uma minoria em nome de uma tradição que vem morrendo a cada ano.

Os pais de alunos que tiveram os seus filhos beneficiados com ar-condicionados em suas escolas estão felizes e agradecem a prefeitura.
Foi feito um plebiscito na cidade para que a comunidade de Santo Inácio, se expressasse sobre a ação do prefeito em não investir em carnaval e sim em escolas, a população aprovou a atitude positiva do gestor.

Mesmo eu não concordando com "tudo" que o prefeito falou,ele está no caminho certo.
Educação é prioridade..

Fonte
Portal do Litoral PB com RS noticias