sábado, 13 de fevereiro de 2010

Conflitos Étnicos

(O Circo)


A maioria dos conflitos armados das últimas décadas ocorreu nos países em que as minorias étnicas compõem mais de 50% da população.

8 mil mortos

Resultado do massacre de Srebrenica, em 1995, quando sérvios tentaram exterminar os muçulmanos da Bósnia.

183 mil mortos

Vítimas do ataque com armas químicas ordenado por Saddan Hussein contra os curdos do norte do Iraque, na década de 1980.

800 mil mortos

Saldo do genocídio de Ruanda, em 1994, cometido pela etnia hutu contra hutus moderados e tutsis.

Minorias mais ameaçadas

Elas podem desaparecer do mapa, vítimas de perseguição.

ROMAS (ciganos)

Onde - Europa

Por quê - Vítimas do Holocausto, continuam a ser acusados de inferioridade pelos europeus. Embora a violência física contra eles seja esporádica, sua situação é vulnerável.

HAZARAS

Onde - Afeganistão

Por quê - Xiitas em sua maioria, são alvo de ataques da etnia pashtun, à qual pertencem os sunitas do grupo Talibã. Há suspeitas de que os hazaras sejam leais ao vizinho Irã.

ANUAKS

Onde - Gambella (Etiópia)

Por quê - Viraram alvo dos soldados etíopes após reivindicar participação na exploração de petróleo. Gambella fica perto da fronteira com o Sudão.

CHECHENOS

Onde - Chechênia (Rússia)

Por quê - Travam uma guerra separatista contra os russos, que os perseguem desde a época dos czares. Muitos foram doutrinados pelos os islâmicos.

FUR, MASSALIT E ZAGHAWA

Onde - Darfur (Sudão)

Por quê - O governo sudanês leva a cabo um genocídio contra essas tribos não-árabes. A matança é feita pelas milícias árabes Janjaweed.

Fonte;http://super.abril.com.br

Nenhum comentário: